Por Notícias Ao Minuto
Os viúvos que recebem pensão de sobrevivência e pensão própria estão a ser duplamente penalizados pelos cortes instituídos pelo Governo, que entraram em vigor com o Orçamento do Estado para 2014. De acordo com o Diário de Notícias, há casos em que os descontos chegam a ser mais elevados do que o dinheiro que a pessoa, efetivamente, recebe.
Com a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2014, o bolso dos viúvos e dos pensionistas foi ‘apertado’. Mas o grave problema surge quando alguém se encontra na situação de pensionista e, simultaneamente, de viúvo.
Segundo o Diário de Notícias, há pessoas que estão a ser duplamente penalizadas com os cortes implementados pelo Executivo. É o caso das pessoas em situação de viuvez a receber uma pensão de sobrevivência acima dos dois mil euros – sofrendo um corte de 11% a 13% - que são pensionistas e auferem de uma pensão superior a mil euros – sendo objeto de uma redução de 3,5% a 10%.
Isto acontece porque, ao contrário do que tinha sido feito na proposta de regime de convergência de pensões, chumbada pelo Tribunal Constitucional, com a criação do ‘plano B’ do Governo, não foi estabelecida qualquer salvaguarda para evitar duplas penalizações.
A discussão não foi levantada na aprovação na generalidade da proposta de orçamento retificativo, mas a Comissão do Orçamento e Finanças vai calendarizar hoje a apreciação na generalidade, pelo que o tema pode ainda ser alvo de discussão.
Questionados sobre o assunto, os deputados da maioria garantiram que a dupla penalização já está a ser estudada.