29.1.14

Governo destina 1.300 milhões para combater desemprego jovem

por Sara Antunes, in Negócios on-line

O programa “garantia jovem” tem como principal objectivo ajudar os jovens até aos 30 anos que não estudam nem trabalham. Para este programa serão alocados 1.300 milhões de euros nos próximos dois anos.

O Governo já tinha aprovado a “garantia jovem” no final do ano passado, mas esta terça-feira revelou os valores envolvidos nesta medida: 1.300 milhões de euros para os anos de 2014 e 2015.

O Plano de Implementação de Uma Garantia Jovem “visa garantir que todos os jovens com menos de 30 anos beneficiam de uma boa oferta de emprego, formação permanente, aprendizagem ou estágio, no prazo de quatro meses após terem ficado desempregados ou terem terminado o ensino formal”.

“Em 2014 e 2015 o objectivo da “Garantia Jovem” é desenvolver cerca de 378 mil respostas de educação, formação, inserção e emprego para os jovens NEET portugueses, o que envolverá um investimento de aproximadamente 1.300 milhões de euros”, revela o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

O Ministério liderado por Pedro Mota Soares adianta que a “operacionalização da ‘Garantia Jovem’ requer um trabalho em rede, especialmente ao nível local, sobretudo, para identificar os jovens que se encontrem em situação de maior fragilidade, susceptíveis de serem enquadrados em medidas de activação, com a capacidade de estabelecer relações de proximidade com os jovens, individualizando as respostas, o que constituirão elementos chave do sucesso da intervenção.”

E destaca as medidas “mais revelantes” neste programa. Entre elas está educação e formação, incentivos para o regresso ao sistema educativo, estágios profissionais, apoio ao empreendedorismo e criação do próprio posto de trabalho e apoio à mobilidade jovem.

“As novas medidas deverão ser concretizadas e desenvolvidas no primeiro trimestre de 2014 e um conjunto de medidas existentes estão em execução desde o dia 2 de Janeiro”, adianta a mesma fonte.

“Irão decorrer nas próximas semanas reuniões ao nível das regiões e distritos, envolvendo os parceiros estratégicos e outras entidades com intervenção em diferentes áreas da sociedade, com as quais se concretizará nas próximas semanas a rede de desenvolvimento da ‘Garantia Jovem’.”

(Notícia actualizada às 17h56 com mais informação contida no comunicado)