in Jornal de Notícias
O indicador de sentimento económico para Portugal melhorou em janeiro para os 99,6 pontos, o valor mais elevado desde 2008, mas abaixo das médias europeia e da zona euro, revelou, esta quinta-feira, a Comissão Europeia.
Segundo os dados revelados esta quinta-feira, o Indicador de Sentimento Económico (ISE) melhorou 0,5 pontos na zona euro em janeiro, para os 100,9, e 0,9 pontos na União Europeia (UE), para os 104,7, mantendo a tendência de crescimento do indicador desde maio de 2013.
Entre os países sob programa da "troika" (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu), também Chipre viu o seu indicador subir e atingir um novo máximo desde julho de 2011 (91,3).
A nível da zona euro, duas das cinco principais economias viram o indicador aumentar: em França cresceu 1,1 atingindo um novo máximo desde abril de 2012 e na Alemanha cresceu 0,7, atingindo a melhor prestação desde agosto de 2011.
Em Espanha e Itália o indicador estabilizou e na Holanda desceu 1,0 pontos.
O indicador de sentimento económico calculado pela Comissão Europeia mede a confiança e as expectativas quanto à economia de consumidores e empresas europeus.