30.1.14

Papa critica usura que ameaça famílias

por Lusa, publicado por Ricardo Simões Ferreira, in Diário de Notícias

O Papa Francisco esta manhã na Praça de São Pedro, no Vaticano, no momento em que é atingido por um cachecol lançado pelo público e levado pelo vento

O papa Francisco criticou hoje "a dramática praga social" da usura, que ameaça tantas famílias, durante a audiência geral na praça de São Pedro.

"Quando uma família não tem dinheiro para comer porque tem que pagar o empréstimo a usurários, isto não é cristão, é desumano", disse o papa, ao saudar uma associação que combate a usura, presente na audiência.

Francisco pediu às instituições que trabalhem para apoiar as vítimas desta "dramática praga social que fere a dignidade das pessoas".

Numa outra saudação, o papa argentino disse aos trabalhadores da fábrica 'Shellbox' de Castelfiorentino (no centro de Itália), que atravessa dificuldades económicas, que "o trabalho é o manancial da dignidade", insistindo que essa "deve ser a principal preocupação de todos".

Francisco dedicou a catequese de hoje à confirmação. Os pais preocupam-se muito com o batismo dos filhos, mas esquecem este sacramento, disse.