por Joana Costa, in RR
Está ou conhece alguém no desemprego e que tenha perdido o direito a qualquer subsídio? A pensar nestas pessoas, arranca hoje em Lisboa um programa que se diz mais do que uma formação.
Começa esta segunda-feira, em Lisboa, a edição 2014 do programa “Talentos em Livre-Trânsito” (TLT), destinado quem “está à procura de emprego”, como explica à Renascença a coordenadora do projecto, Marlene Martins.
“É um programa com quatro blocos. Numa primeira fase, foca a fase do autoconhecimento: a pessoa questionar e perceber quais são os seus objectivos. Numa segunda fase, já nos focamos em ‘workshops’ de diversas temáticas, adaptadas ao grupo e às necessidades de cada grupo que nos chega”, explica a responsável.
Segue-se a fase da empregabilidade, com dicas sobre entrevistas de selecção, criação do currículos e autopromoção nas redes sociais. Este ano, há aqui uma inovação, que é “a criação de auto-emprego”.
A participação no TLT é gratuita, mediante inscrição e selecção prévia no site da Sanapa, uma organização não-governamental (ONG) para o desenvolvimento. A procura tem sido elevada, explicada, na opinião de Marlene Martins, pela taxa de sucesso.
“De todos os talentos que já participaram – ao todo 100 – temos 77 pessoas que ou conseguiram criar o seu próprio emprego ou conseguiram encontrar emprego por conta doutrem”, revela.
Depois da edição em Lisboa, o TLT parte para Castelo Branco, Porto, Aveiro e Almada.