in Local.pt
BEJA – O VI Encontro Distrital de Mediadores Ciganos do Distrito de Beja realizado no passado dia 7 de Julho de de 2014, nas instalações do Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza contou com a presença de alguns mediadores que trabalham no distrito nas várias áreas de intervenção. O presente Encontro inseriu-se na atividade que o Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza tem vindo a desenvolver na promoção da inclusão das comunidades ciganas.
Principais Conclusões e recomendações:
1 – A figura do mediador, como figura que conhece a fundo tanto as comunidades ciganas como a envolvente social, deve ser potenciado na intervenção com as comunidades ciganas, no sentido de promover a proximidade e a adequação dos instrumentos/mecanismos utilizados na intervenção. Neste sentido os mediadores congratulam-se com a contratação dos mediadores provenientes do Projeto de Mediadores Municipais do ACIDI por parte das Câmaras de Beja e Moura (únicas em Portugal que contrataram os mediadores)
2 – Neste processo é importante ter presente que o associativismo (a par da mediação) é, atualmente, uma das melhores formas de promover a participação social das comunidades ciganas porque conseguiu-se desenvolver no interior das comunidades ciganas a consciência das suas próprias necessidades e a capacidade de resolver os problemas, assim como fomentar o seu próprio desenvolvimento. Pretende-se, igualmente, fomentar o trabalho em rede no sentido de minimizar conflitos e resolver problemas locais. Neste sentido é propósito dos mediadores constituírem e localizar a sede em Beja da Associação de Mediadores Ciganos de Portugal. Por outro lado os mediadores do Distrito de Beja estão preocupados e manifestam a sua indignação com as ações discriminatórias que estão a existir na Vidigueira com as comunidades ciganas.