21.7.14

Associação de Moradores das Lameiras e Associação Gerações realizam 'Caça ao Tesouro 2104' no Parque da Devesa

in Correio do Minho

Realizou-se no passado dia 14 de julho, ao longo de todo o dia, a atividade “Caça ao Tesouro 2014” no Parque da Devesa, no âmbito do grupo de trabalho Interconcelhio Infância e Juventude da Rede Europeia Anti-Pobreza - EAPN Braga.

Este grupo promove o intercâmbio de crianças e jovens entre as diferentes instituições de vários concelhos. Esta atividade foi dinamizada pelas duas instituições de Vila Nova de Famalicão que se fazem representar na EAPN, a Associação de Moradores das Lameiras e Associação Gerações, contando com o apoio do Centro de Estudos e Atividades Ambientais - CEAB do Parque da Devesa. Marcaram presença nesta atividade instituições de Vila Nova de Famalicão, Amares e Braga.

Cerca de 70 crianças, jovens e adultos exploraram o parque, responderam a questões relacionadas com o parque, questões de cultura geral e conhecimento, e durante o percurso realizaram diversas atividades, dinamizadas pelas seguintes in stituições: Centro de Estudos e Atividades Ambientais - C.E.A.B., Associação Gerações, YUPI - Youth Union Of People With Initiative, Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Vila Nova de Famalicão, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão, PSP de Famalicão, RESINORTE, Académico Voleibol Clube - AVC e ACAPO - Delegação de Braga.
Esta iniciativa teve como principais objetivos o intercâmbio entre as instituições e entre os jovens das várias instituições e localidades, a responsabilidade ambiental, a participação social e cívica, a assertividade, a resiliência e o respeito pelo próximo. No balanço final, a organização mostrou-se muito satisfeita, pois foram alcançados todos os objetivos, sendo visível a satisfação de todos os que participaram. Esta iniciativa já tinha sido dinamizada em 2013 e dado o sucesso da mesma, voltou a realizar-se em 2014.