21.7.14

As dificuldades de ir para a escola em diferentes países

in TVI24

Projeto «Journeys to School» (Viagens para a Escola) é apoiado pela UNESCO e mobilizou 17 fotógrafos em diferentes países

Todos os dias milhares de crianças vão à escola das mais diversas formas, a pé ou de transportes, sozinhas ou acompanhadas, com mais ou menos livros.

Mas, em alguns países, estas não são viagens tão fáceis e rápidas como seria de esperar.

O projeto «Journeys to School» (Viagens para a Escola) é apoiado pela UNESCO e partiu desta última ideia para retratar o percurso de algumas crianças até às salas de aula, em países diferentes.

Durante cerca de um mês, entre Novembro e Dezembro de 2012, 17 fotógrafos mobilizaram-se para captar estes trajetos, em lugares e condições muito diferentes.

As fotografias retratam cenários de pobreza e de guerra, de conflitos políticos e religiosos, as dificuldades que existem com a falta de recursos, a ausência de transportes públicos e a exclusão social.

No entanto, as imagens deixam adivinhar que, com mais ou menos obstáculos, a vontade de aprender e de construir um futuro melhor é uma prioridade comum a todas as crianças do mundo.