26.5.20

Estudantes da U.Porto usam Jornalismo Artístico para retratar solidão nos idosos

Por Rui Teixeira / REIT e Tiago Reis / REIT, in UP

Recentemente lançado no Youtube, o projeto “Jornalismo Artístico: um retrato da solidão na terceira idade” é produzido por estudantes de várias nacionalidades.

É jornalismo, mas também é teatro. Não descura a objetividade, mas conta com a emoção para prender o público. Chama-se Jornalismo Artístico e inspirou um grupo de estudantes da licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto a apresentar um panorama diferente sobre o isolamento que os idosos enfrentam no dia-a-dia e, em particular, neste período de pandemia da COVID-19,

A iniciativa é inédita e reúne jovens e idosos de Portugal, Espanha, Brasil e Colômbia. Partindo de um conjunto de entrevistas com idosos, e recorrendo igualmente a depoimentos de cuidadores e netos, os estudantes procuraram retratar uma realidade cada vez mais comum em Portugal, e não só.

“Às vezes, os idosos só precisam de alguém que esteja disposto a ouvi-los. De um jovem que pare para os ouvir, sem dizer nada. Porque, afinal de contas, não somos assim tão diferentes”, explica Salomé Santos, membro da equipa do projeto.

Do trabalho desenvolvido pelos estudantes já resultou a publicação de cinco vídeos no canal de Youtube do projeto, lançado no passado dia 18 de maio: “A Solidão Não Tem Idade (Ar)”, “Estar Longe, Mas Perto (Água)”, “Perspetiva dos Cuidadores (Vida)”, “Ninguém É Uma Ilha (Terra)” e “Perspetiva dos Netos (Fogo)”.

Finalizado o ciclo de produção, Salomé Santos confessa que “dar vida a este projeto foi um desafio, mas foi muito gratificante saber que contribuímos para dar voz a um problema tão importante e, infelizmente, muito comum no nosso país”.

Satisfeito com o trabalho realizado mostra-se também Jorge Marinho, docente do curso de Ciências da Comunicação e coordenador da iniciativa. “É uma manifestação de resiliência da comunidade académica da U.Porto que, face à COVID-19, mostra como a comunicação, designadamente o Jornalismo Artístico, é adaptável, em diferentes formatos, como, neste caso, o Teatro, às diferentes situações vivenciadas, no contexto nacional e global”
O docente enaltece ainda a escolha do tema da solidão na terceira idade. “É um ato de amor dos alunos, com vista a transformação, para melhor, do mundo”, remata.

Sobre o Jornalismo Artístico
Com ligações ao teatro, o Jornalismo Artístico procura então trazer ao Jornalismo considerado tradicional um cunho emocional, com múltiplas representações culturais e com potencial para prender vários públicos ao ecrã.
Atualmente, são conhecidos vários casos de sucesso de Jornalismo Artístico, tais como a Pop-Up Magazine, nos Estados Unidos, e a Live Magazine, em França. A nível académico, o tema tem vindo a ser abordado do ponto de vista científico em vários países, incluindo em Portugal, por Jorge Marinho.