21.5.20

Contrato Local de Desenvolvimento Social de Vila Nova de Poiares apresentado oficialmente

por Notícias de Coimbra

Foi oficialmente apresentado esta semana o Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª geração (CLDS 4G) “Somos Um Só” de Vila Nova de Poiares, coordenado pela Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades e que irá estar ao serviço da população até março de 2023.

A apresentação, que decorreu no Lar daquela instituição, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, do Provedor e membros da Mesa da Irmandade, assim como das técnicas que irão integrar a equipa de trabalho.
Na ocasião, João Miguel Henriques desejou «o maior sucesso na ação do CLDS 4G de Vila Nova de Poiares, afirmando-se como mais uma oferta no Concelho para resolver alguns indicadores de fragilidade que existem e que se acentuam em momentos como o que atualmente vivemos».

Para o Presidente da Câmara Municipal, «esta é também uma oportunidade para destacar e promover o excelente trabalho em rede que tem sido desenvolvido pelas diferentes instituições e associações locais no âmbito social, e que agora vêm a sua capacidade de resposta aumentada».

O CLDS 4G de Vila Nova de Poiares irá desenvolver o seu trabalho em torno de três eixos fundamentais, nomeadamente o eixo II – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da pobreza infantil; eixo IV – Auxílio e Intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários; e eixo III- Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio ao Idoso.

Para estes eixos estão previstos o desenvolvimento de diferentes atividades dirigidas às crianças, jovens e às suas famílias, processos de qualificação familiar, aconselhamento em situações de crise, mediação de conflitos e promoção de estilos de vida saudáveis, enquanto que para os idosos serão destinadas atividades de promoção do envelhecimento ativo e apoio ao idoso, combatendo o isolamento social.

Paralelamente, pretende-se também desenvolver os instrumentos facilitadores do acesso a serviços de utilidade pública, reduzindo o isolamento e a exclusão social, através de ações de promoção da auto-organização dos habitantes e criação/reabilitação de associações.

Refira-se que o programa CLDS 4G tem como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, mobilizando para o efeito a ação integrada de diversos agentes e recursos localmente disponíveis, constituindo-se como um instrumento de combate à exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria.