26.5.20

Mais de 750 famílias algarvias pediram ajuda alimentar nas últimas semanas

in Região Sul

Os novos pedidos de apoio alimentar, sobretudo através da Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve, devido aos efeitos da pandemia de Covid-19, ascenderam a mais de 750 famílias no Algarve, revelou o Banco Alimentar Contra a Fome.

“Ao longo das últimas semanas os novos pedidos de apoio alimentar, sobretudo através da Rede de Emergência Alimentar, ascenderam a mais de 750 famílias. É um número superior a 2.300 pessoas que no Algarve estão em situação de insegurança alimentar. Destas famílias, 74% deixou de receber rendimento do trabalho, o que levou a pedir apoio”, frisou a instituição, em comunicado.

“Devido à situação económica e social criada pela pandemia, mais do que nunca o apoio do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve (BACFA) é importante e fundamental a milhares de pessoas na região”, acrescenta-se.

A pandemia de Covid-19 impediu, pela primeira vez, a realização da campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar nos supermercados com voluntários e o BACFA, que até 31 de maio promove decorre a campanha «VALE» nas lojas Auchan, Continente, Lidl, Minipreço e Pingo Doce.

Nas lojas Algartalhos, Apolónia e Jafers (apenas nas lojas com condições e aderentes) podem ser doados alimentos a favor do Banco Alimentar do Algarve.

Os produtos necessários são leite, arroz, massa, leguminosas (grão, feijão e lentilhas), conservas de peixe, cereais, azeite, salsichas e óleo.

Por outro lado, através da campanha online em www.alimentestaideia.pt, as doações de alimentos também podem ser feitas ao BACFA.

Outras formas de ajudar estão também disponíveis em www.bancoalimentar.pt ou no facebook em @bacfalgarve.

O Banco Alimentar dirige também o apelo a todas as empresas da fileira alimentar, como produtores, indústria e distribuidores, para que façam chegar os seus excedentes.