2.2.21

Escola em Tomar para jovens que abandonaram ensino e estão em risco de exclusão

in o Mirante

Projecto será coordenado pelo Agrupamento de Escolas Templários.

O município de Tomar vai criar uma Escola de Segunda Oportunidade, dirigida a jovens que abandonaram o sistema educativo ou que se encontram em risco de exclusão social. Em comunicado, a Câmara Municipal de Tomar refere que o projecto, que foi oficializado no dia 21 de Janeiro, será coordenado pelo Agrupamento de Escolas Templários e tem como entidades parceiras a autarquia, o Centro de Integração e Reabilitação de Tomar, a Santa Casa da Misericórdia local e a Direcção Geral de Estabelecimentos Escolares.

O projecto de uma Escola de Segunda Oportunidade decorre de um despacho datado de 2019 que visa dar resposta a um número significativo de alunos que abandonam a escola sem concluir a escolaridade obrigatória e que se encontram em risco de exclusão social.

“Portugal ainda apresenta um número significativo de alunos que abandona a escola sem concluir a escolaridade obrigatória. No sentido de responder a estes jovens, em regra, sinalizados no âmbito das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, pelas equipas multidisciplinares de apoio aos tribunais e por instituições de acolhimento de crianças e jovens, o Ministério entende intervir através de uma resposta socio-educativa articulando iniciativas de entidades e instituições de natureza diversa”, pode ler-se no texto do despacho.