4.11.07

Estudo apresentado amanhã

in Jornal Público

Investigadores participam em debate sobre as conclusões do trabalho


Os resultados do projecto de investigação A Região Norte de Portugal: dinâmicas de mudança social e recentes processos de desenvolvimento vão ser apresentados amanhã numa sessão pública. Marcada para as 10h00, no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a sessão conta com a presença dos investigadores do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto que foram responsáveis pelos dez capítulos em que foi organizado este trabalho, financiado, mediante concurso público, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O investigador responsável pelo projecto, Carlos Manuel Gonçalves, assinou o capítulo dedicado às Dinâmicas do mercado de trabalho na Região Norte. Hernâni Veloso Neto investigou as alterações das últimas décadas em termos de Território, ambiente e arquétipos de desenvolvimento no Norte de Portugal. A Evolução da população e da estrutura familiar na Região Norte nos últimos 15 anos: mudança e continuidade é da responsabilidade de Sérgio Bacelar. Carla Melo investigou a Actividade económica e nível de vida das famílias residentes na Região Norte e Cristina Parente analisou a evolução do Norte do ponto de vista da Estrutura empresarial: perfis de especialização sectorial e da mão-de-obra.

Apresentadas as principais conclusões relativas a estes capítulos, abrir-se-á um primeiro período de debate, que deverá terminar pelas 12h30. Às 14h30, será a vez de Luísa Pinheiro apontar as Principais transformações ao nível das condições e da qualidade de vida na Região Norte e de Susana Silva identificar as Recentes metamorfoses da saúde na região. Antes, Dulce Magalhães apresentará o capítulo Escola e escolarização na Região Norte: práticas em mudança. João Teixeira Lopes investigou as Políticas e práticas culturais no Norte de Portugal.