in Jornal de Notícias
O arcebispo primaz de Braga admitiu que o aumento "muito significativo" de visitantes em Braga na Semana Santa pode estar ligado ao momento de crise que o país atravessa porque "nestes momentos é notória a aproximação à Fé".
A Semana Santa de Braga é "um dos maiores momentos turísticos" da cidade tendo uma "forte impacto" no comércio, restauração e no sector hoteleiro.
Para 2012, o vereador do Turismo de Braga, Vítor Sousa, adiantou à Lusa que são esperados cerca de 100 mil visitantes durante a Semana Santa a Braga, quase o dobro do número registado em 2011.
"Nos momentos de crise, como o que vivemos, é notória a aproximação da Fé", garantiu à Agência Lusa o arcebispo primaz de Braga, Jorge Ortiga.
Segundo Ortiga, "as pessoas dirigem-se a Braga nesta altura para encontrar paz, serenidade e tranquilidade descansando assim da situação que se atravessa no país".
Mas o arcebispo de Braga aponta ainda uma "outra razão" para o aumento do número de "turistas da Semana Santa" registado em 2012.
"Noutras alturas as pessoas ausentavam-se do país mas agora querem viver aquilo que é nosso", explicou.
A Semana Santa de Braga vive, em 2012, o primeiro ano como evento de "interesse para o Turismo", declarado em fevereiro deste ano.
"Este foi, sem dúvida, mais um marco na importância da Semana Santa de Braga", afirmou Vítor Sousa que apontou a "grande variedade" de iniciativas como "facto de sucesso" do evento.
As solenidades da Semana Santa incluem concertos, exposições, conferências, um mercado tradicional ao ar livre além das "internacionalmente conhecidas, e reconhecidas procissões", entre as quais as mais "marcantes" são a da Nossa Senhora da Burrinha, a Procissão do Senhor "Ecce Homo" e a Procissão do Enterro do Senhor.
"Há um grande esforço e cooperação de muitas organizações que se traduz num programa variado de manifestações religiosas mas também culturais e históricas", explanou.
Segundo o vereador, a taxa de ocupação das unidades hoteleiras, que no total disponibilizam cerca de 2500 camas, "situa-se entre os 90 e os 100%".
Por regra, referiu Vítor Sousa, "o mercado espanhol tem um grande peso" na Semana Santa de Braga, mas "este ano há uma ligeira quebra da presença de espanhóis sendo de realçar o aumento de turistas ingleses e italianos".
O autarca realçou ainda a importância do "turismo religioso da Semana Santa" na economia da cidade.
"Nesta semana os restaurantes têm mais clientes e o comércio também aumenta o fluxo de clientes. Até porque, ao contrário dos turistas que vêm em Braga durante o resto do ano, os turistas desta época permanecem mais tempo na cidade", apontou.
Em média, um turista permanece em Braga entre um dia, a um dia e meio mas, na Semana de Páscoa, "o tempo de permanência ronda os três dias".
A celebração da Semana Santa de Braga decorre até dia 8 de abril.


