2.5.12

Governo garante que as contas da Segurança Social são acompanhadas “com cuidado”

in Público on-line

O secretário de Estado do Orçamento, Luís Morais Sarmento, reafirmou hoje que o Governo está a acompanhar com cuidado a evolução do orçamento da Segurança Social em conjunto com a troika e o Banco de Portugal.

“Esta área da execução da Segurança Social é a área que merece da nossa parte maior cuidado, é a área que tem maiores riscos”, afirmou o governante durante a sua primeira intervenção em audição na Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública.

O secretário de Estado adiantou que o orçamento da Segurança Social tem sido afectado pelo aumento do desemprego e que a degradação das contas está a preocupar o Governo.

De acordo com a última execução orçamental, de Março, o excedente da Segurança Social situava-se em 278 milhões de euros, montante inferior em 301 milhões em relação ao saldo registado ao fim dos primeiros três meses do ano passado. A quebra do excedente resultou, em parte, de um aumento da despesa de 7,1%, por causa do aumento de pensões, subsídios de desemprego e apoios ao emprego.

Luís Morais Sarmento adiantou que o Governo está a preparar informação mais profunda sobre o mercado de trabalho. O acompanhamento está a ser feito pelo Ministério das Finanças, o Ministério da Solidariedade e Segurança Social, o Ministério da Economia e Emprego e envolve ainda o Banco de Portugal e as instituições que compõe a troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).