11.5.12

Novas Oportunidades: primeira fase de avaliação divulgada na próxima semana

in Sol

O ministro da Educação e Ciência anunciou hoje que na próxima semana será divulgada a primeira fase da avaliação do programa Novas Oportunidades, que «mostra bem as suas limitações».

Intervindo na Assembleia da República, Nuno Crato afirmou que está concluída parte da análise do projecto Novas Oportunidades, a cargo do Centro de Estudos e Gestão do Instituto Superior Técnico, sob coordenação de Francisco Lima.

«Estará disponível no início da próxima semana», garantiu.

Confrontado pelo PS com a boa avaliação feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), Nuno Crato discordou, afirmando que a organização só disse que «começavam a surgir indícios» que poderiam levar a uma avaliação positiva.

«Para um relatório tão fundamentado noutras coisas, eu esperaria mais», argumentou.

À saída do debate, Nuno Crato afirmou aos jornalistas que o estudo do Técnico revela que «não há um impacto muito grande em termos de empregabilidade e aumento de remuneração» em quem esteve no programa Novas Oportunidades.

«Há algum impacto, mas quando há dupla certificação», ou seja, quando há qualificação profissional além da certificação de competências conferida pelas Novas Oportunidades.

Nuno Crato afirmou que a política deste Governo relativamente ao futuro a dar ao programa passará pela aposta nessa dupla certificação.

Lusa/SOL