11.4.14

Garantia Jovem abrange 76 mil jovens

in Sol

O programa de apoio ao emprego "Garantia Jovem" já abrangeu 76 mil jovens desde Janeiro, sendo objectivo do Governo chegar a um total de 378 mil, divulgou hoje o Ministério da Solidariedade e do Emprego.

Desde Janeiro, mês da entrada em execução do programa, foram abrangidos cerca de 76 mil jovens, dos quais 53 mil com idade inferior a 25 anos, e 23 mil com idade compreendida entre os 25 e os 29 anos, revelou a tutela.

Em Janeiro e Fevereiro, foram novos beneficiários do programa cerca de 18.300 jovens.

Relativamente à totalidade dos jovens abrangidos, perto de 5.300 foram colocados no mercado de trabalho e cerca de 29 mil integram, actualmente, estágios profissionais.

No âmbito do programa de apoio ao emprego, foram concedidos apoios a entidades empregadoras correspondentes à criação de 1.300 postos de trabalho, "traduzidos em colocação de jovens".

Do total de jovens abrangidos, perto de 24.300 integram formação profissional dual, 8.000 frequentam formação profissional de dupla certificação e 700 jovens frequentam formação profissional em cursos de especialização tecnológica.

No início de Março, o ministro Pedro Mota Soares afirmou em Bruxelas que a expectativa do Governo é a de abranger, em 2014 e 2015, 378 mil jovens "num conjunto muito diferente de ofertas, que passam pela parte do emprego, pela formação profissional, mas também pela parte da educação".

A 28 de Janeiro, o Governo anunciou um investimento aproximado de 1.300 milhões de euros para apoiar a formação e a criação de emprego jovem no âmbito do programa "Garantia Jovem".

De acordo com uma portaria publicada em Diário da República, a 27 de Dezembro último, o Governo decidiu prolongar os apoios aos jovens desempregados inscritos nos centros de emprego até ao final de 2014.

São destinatários da medida os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, as pessoas com idade superior a 30 anos com remunerações na Segurança Social nos 12 meses anteriores à entrada da candidatura, pessoas com deficiência e incapacidade, pessoas que integrem família monoparental e pessoas cujos cônjuges ou pessoas com quem vivam em união de facto se encontrem igualmente inscritos como desempregados no IEFP.

A portaria estabelece igualmente que até 31 de Dezembro de 2014 são ainda destinatários da medida os jovens entre os 31 e os 35 anos, inclusive, inscritos como desempregados no instituto do Emprego e Formação profissional (IEFP).

O Governo apresentou em Junho passado a reformulação do programa "Impulso Jovem" -- agora denominado "Garantia Jovem" -, com o objectivo de o simplificar e alargar a mais jovens portugueses.

No Conselho Europeu de Junho, os líderes europeus acordaram antecipar para 2014 e 2015 a disponibilização da verba de seis mil milhões de euros destinada à "Garantia Jovem", inicialmente prevista para o período 2014-2020.

Lusa/SOL

Tags: