9.4.14

Projecto piloto contra a exclusão social avança em Trás-os-Montes

por Olímpia Mairos, in RR

Fundação EDP lança projecto "inovador" de intervenção comunitária para identificar e antecipar os problemas sociais de Trás-os-Montes, com vista a combater fenómenos de exclusão social.

A fundação EDP vai desenvolver um projecto de intervenção comunitária nos concelhos de Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, que visa identificar e antecipar os problemas sociais da região.

O projecto, designado por HUB social, agrega numa mesma zona geográfica vários projectos que intervêm de forma articulada com as instituições locais, numa lógica de parceria com a comunidade, activação de sinergias, gestão de recursos, criação de redes e construção de soluções conjuntas, para combater fenómenos de exclusão social.

“O HUB Trás-os-Montes será uma metodologia inovadora, que é desenvolvida territorialmente e faz o diagnóstico a situações de necessidade social e aos problemas específicos das regiões, para, depois, haver uma formação a nível dos agentes locais, para o desenvolvimento de vários projectos no campo social”, explica à Renascença Sofia Lage, representante da Fundação EDP.

Numa primeira fase, o HUB Trás-os-Montes abrange apenas os concelhos de Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo, mas é intenção dos promotores alargá-lo a outros concelhos da região.

Sofia Lage realça que "esta é uma nova forma de trabalhar em rede e destruir algumas barreiras existentes entre as instituições, para que trabalhem em conjunto e tenham um papel complementar, percebendo que não são concorrentes, já que juntos poderão fazer mais e melhor".

Os promotores do projecto HUB acreditam que desta forma vão conseguir incentivar as pessoas a trabalhem de forma motivadora, a olhar de maneira diferente para os problemas, com vista à resolução dos problemas que afectam "os mais vulneráveis".

A presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, acolhe com entusiasmo o projecto, sublinhando que “vem acrescentar uma metodologia mais estruturada e mais forte” para um trabalho “mais em rede”.

"Esta metodologia parte de um diagnóstico dos problemas locais e cria indicadores da avaliação dos impactos das acções, de forma a combater os fenómenos de exclusão social. Porque na área social, muitas vezes, trabalha-se de uma forma desgarrada, pontual e não avaliada e, por vezes, as causas dos problemas não são tratadas", enfatiza a autarca.

O projecto HUB social, que agora chega ao Nordeste do país, foi apresentado em forma de "projecto piloto" na Amadora e no Porto e está em fase de activação em Campo Maior e na cidade de Aparecida, no Brasil.