16.4.20

Como pedir o subsídio de desemprego? Um guia prático para evitar serviços presenciais

Por Sara de Melo Rocha, TSF

O Instituto do Emprego e Formação aconselha, sempre que possível, a fazer o pedido de subsídio de desemprego online ou através de email, evitando os serviços presenciais.

Instituto do Emprego e Formação (IEFP) apresenta um guia prático, com todas as formas de requerer o subsídio de desemprego, para quem se encontre sem trabalho, em tempos de pandemia.

Declaração do empregador
A primeira coisa a fazer em caso de desemprego é pedir uma declaração ao empregador, disponibilizada pela Segurança Social. O modelo RP5044 deve ser preenchido pelo empregador e entregue ao trabalhador que fica desempregado.

Registo no IEFP Online
Munido da declaração e dos dados da Segurança Social, o trabalhador deve registar-se no IEFP Online , inscrevendo-se como candidato a emprego. Além dos dados pessoais, é necessário também preencher o curriculum online.

Pedir o subsídio de desemprego
Depois de inscrito, o trabalhador deve fazer o requerimento do subsídio de desemprego através do IEFP Online, acedendo a um formulário disponível na gestão dos cidadãos do portal. Há um guia de apoio à submissão online de pedidos de subsídio de desemprego que pode providenciar mais informação.