28.4.20

Com menos covid-19 e mais desemprego, Velha Europa começa desconfinamento

Maria Salgueiro, in NIIT

Especialistas dizem que colocar máscaras em crianças “pode ser fatal”

O jornal britânico "The Sun" falou com alguns médicos sobre a melhor forma de proteger os miúdos da Covid-19.

Os especialistas estão a avisar os pais de crianças pequenas e bebés que colocar-lhes máscaras “pode ser fatal”. Segundo o jornal britânico “The Sun“, os médicos dizem que este equipamento de proteção torna a respiração mais difícil para miúdos com menos de dois anos, uma vez que as suas vias respiratórias são mais pequenas e isto poderá levar ao sufocamento.

Como alternativa, os profissionais de saúde recomendam que os pais mantenham os filhos longe de locais públicos durante a pandemia da Covid-19, além de garantir que os membros da família sigam boas práticas de higienização, como a lavagem frequente das mãos.

“Também há o risco de que o bebé tente remover a máscara e que esta fique entrelaçada e cause potenciais ferimentos”, explicou Daniel Atkinson, um médico britânico, ao mesmo jornal. O mais importante, explicam os profissionais de saúde, é manter o distanciamento social.

Os especialistas explicaram ainda que muitas pessoas por todo o mundo estão a produzir máscaras caseiras para bebés durante a pandemia e que uma pesquisa por equipamentos de proteção infantis na Amazon mostra um “número alarmante” de resultados.

Apesar de os cientistas ainda estarem a tentar perceber o modo de incidência do vírus, as investigações mostram que há menos casos reportados em crianças. No entanto, isto não significa, claro, que os miúdos não possam ficar infetados: o caso mais jovem foi detetado num bebé com apenas 30 horas de vida.

Ainda assim, a informação disponível mostra que os sintomas são mais leves nas crianças e podem incluir febre, tosse seca e respiração acelerada. Sinais de desidratação, como não ir à casa de banho durante oito a 12 horas, não deitar lágrimas quando choram ou estarem menos ativos do que o normal também podem ser indicadores.

Para manter os bebés seguros, os especialistas recomendam que não sejam expostos a locais públicos, garantir que os membros da família não têm sintomas e lavar as mãos antes de os segurar, sendo importante evitar tocar-lhes na cara. Se for mesmo necessário sair de casa com uma criança pequena, o ideal é colocá-la num carrinho com um pequeno pano ou lençol a servir de barreira com o exterior.