29.4.20

"Psic.ON" é a nova plataforma de apoio psicológico da U.Porto

Por Marisa Macedo, in Up.pt

Consultas podem realizar-se por video-chamada, live chat ou e-mail, e visam ajudar a superar o isolamento social e as ansiedades da retoma de atividades “fora de casa”.

Face às transformações provocadas pela pandemia de COVID-19, a Universidade do Porto acaba de lançar a “Psic.ON”, uma nova plataforma de apoio psicológico online. O projeto, que complementa a já lançada Linha de Apoio Psicológico, disponibiliza, de forma gratuita, apoio através de video-chamada, live-chat ou e-mail, ou com recursos de auto-ajuda.

A plataforma Psic.ON surge numa altura em que a população tem vindo a ser afetada, emocionalmente, pelo isolamento e distanciamento social, e pela ansiedade da retoma das atividades “fora de casa”. O projeto destina-se por isso a todos os membros da comunidade académica – estudantes, professores, colaboradores e investigadores – e os seus familiares, incluindo crianças, identificadas como uma população de especial vulnerabilidade, devido aos efeitos desta fase provocada pela pandemia.

Prestado por profissionais qualificados, o novo serviço integra consultas psicológicas individuais, em diferentes línguas, por vídeo-chamada, live-chat ou e-mail, permitindo a privacidade da identidade. Na área de auto-ajuda, estarão disponíveis vários materiais na área da gestão emocional, de rotinas e de informação geral, para diferentes faixas etárias.

A plataforma integra também um espaço para recolha de histórias de doentes recuperados de COVID-19, com um relato oral ou escrito do que viveu e sobre como superou a doença.

Os interessados podem também participar nos “Grupos de Apoio”, orientados por facilitadores e organizados por tema, desde o apoio ao teletrabalho, à consultoria a pais de bebés e crianças pequenas. O objetivo é ser um espaço de partilha e de diálogo, que apoie cada um dos membros na gestão do seu dia-a-dia.

São cada vez mais os que procuram ajuda
Lançada no final de março, a Linha de Apoio Psicológico da Universidade do Porto tem vindo a apoiar todos os membros da comunidade académica através do telefone ou e-mail.

Só no primeiro mês de funcionamento, a LAPUP apoiou mais de 60 casos, relacionados com ansiedade, angústia, solidão, gestão de conflitos e outros temas ligados à COVID-19.

A Psic.ON foi criada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, em articulação com a Linha de Apoio Psicológico (LAPUP) e com o suporte dos serviços da Universidade do Porto.