22.4.20

Santos Silva esclarece contornos do apoio da União Europeia às empresas e famílias

in RTP

No final da reunião de concertação social, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, esclareceu sobre o plano económico de apoio da União Europeia para ajudar os 27 a fazer face à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva depois de um encontro da Concertação Social elogiou as medidas de apoio à economia europeia propostas pelo Eurogrupo, mas apelou a um plano de recuperação económica para depois da fase aguda com "ambição".

Da resposta à crise pandémica, Santos Silva lembrou a ajuda às famílias e pessoas, para quem foi criado um apoio aos estados-membros nas respostas de protecção do emprego e rendimentos dos trabalhadores. Trata-se do programa SURE, financiado por um empréstimo da Comissão Europeia de 100 mil milhões de euros.

Para as empresas, a ajuda consiste na duplicação dos valores do Banco Europeu de Investimento no crédito às pequenas e médias empresas (PME) na ordem dos 200 mil milhões de euros.

Os Estados-membros beneficiarão, por seu lado, do Mecanismo Europeu de Estabilidade, “fundo que serve para emergências”, até 2% da riqueza produzida pela União Europeia num ano - 240 mil milhões de euros.

"Sendo avanços positivos, não são ainda avanços suficientes", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros. "Espera-se que o Conselho Europeu dê um mandato forte à Comissão para que a Comissão possa apresentar um plano de refinanciamento", acrescentou. "Esse plano tem de ter a ambição correspondente à dimensão da crise que se abateu sobre a economia europeia."