1.4.12

“Ser feliz: envelhecimento ativo”

in Revista Um Olhar sobre Vila Nova de Gaia

Em pleno Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, a Misericórdia de Gaia entendeu fazer todo o sentido abordar o assunto numa sessão de esclarecimento para os utentes, no passado dia 14 de março, no âmbito da iniciativa “Quartas Culturais”.

A enfermeira do Lar António Almeida Costa, Soraia Pereira, e o psicólogo Diogo Duarte falaram aos utentes da Misericórdia de Gaia sobre o tema e explicaram alguns truques para se conseguir ser feliz com um envelhecimento ativo. Segundo os oradores, a fórmula reside numa atitude pró-ativa com vista a alcançar o bem-estar físico e intelectual.

Os oradores captaram de imediato o interesse da plateia mais velha ao colocarem-se na posição dos idosos, para isso usaram um kit da terceira idade: “Eu sei que devem estar a pensar que é muito fácil falarmos em envelhecimento ativo, mas que não sentimos as vossas dores, por isso, vamos dar a palestra com este kit do idoso”. O kit da terceira idade fez com que os oradores usassem uns óculos que lhes diminuía o campo de visão e uns pesos nos braços, pernas e nas costas.

“Assim, já conseguimos perceber melhor as vossas dores e dificuldades”, comentou a enfermeira Soraia Pereira que ensinou aos utentes vários movimentos de exercício físico que podem fazer, mesmo sentados, falou da importância de comerem bem e de serem autónomos. “Podemos estar dependentes de alguém para tomarmos banho, mas dizermos o que queremos vestir, o que gostamos e o que não gostamos é sermos autónomos”, acrescentou.

O psicólogo Diogo Duarte frisou a importância dos utentes aproveitarem bem os momentos de lazer, como passear, ouvir música, ler, fazer teatro, no fundo, fazer o que dá prazer, bem como ensinou várias técnicas de relaxamento e exercícios de estimulação da memória. O bom relacionamento com os outros e o sorrir foram mais dois aspetos apresentados no âmbito da temática do envelhecimento ativo.

Os utentes interagiram ativamente ao longo da sessão, participando nos exercícios físicos e psicológicos que foram apresentados, colocando questões e tecendo vários comentários.