por Olímpia Mairos, in RR
Três dezenas de instituições sociais do concelho vão poder consultar a base de dados, partilhar informação e perceber as necessidades sociais da população
A carta social do concelho de Bragança já está a funcionar. A plataforma, disponível na internet, é para uso interno das trinta instituições sociais do concelho e vai permitir perceber melhor as necessidades sociais da população.
A carta social de Bragança identifica as instituições, os recursos físicos e humanos e o apoio que cada uma presta à população.
“Permite a todas as instituições aceder a uma base de dados, partilhando recursos, informação, permite conhecer que apoios estão a ser dados a cada cidadão, se há complementaridade de apoios, se há sobreposições, no sentido de garantir respostas mais eficazes, mas também de controlar as respostas que soa dadas aos cidadãos”, explica à Renascença Jorge Nunes, presidente da Câmara de Bragança.
A plataforma vai ajudar para quem verdadeiramente precisa, evitando “sobreposição de apoios, alguns desperdícios, porque infelizmente também há gente que desperdiça”, sublinha ao autarca.
A par da Carta Social, foi publicado um Guia de Boas Práticas desenvolvidas no seio de algumas instituições. Trata-se de mecanismos que se espera venham a contribuir para uma resposta mais justa e eficaz, na área social, no concelho de Bragança.