in Jornal de Notícias
O núcleo de Leiria da Rede Europeia Anti-Pobreza vai promover um 'flash mob' de sete minutos contra o desemprego, dia 26 de maio, no centro da cidade, na Praça Rodrigues Lobo.
A coordenadora distrital da associação, Fernanda Faustino, afirma que o 'flash mob' pretende "dar voz aos cidadãos que estão mais vulneráveis".
Fernanda Faustino sublinha querer "que as pessoas exprimam aquilo que sentem sobre o desemprego, que é uma das principais causas da pobreza".
Em declarações prestadas à Lusa, a coordenadora do núcleo garante que a "ação não é politizada" e que visa "mediatizar a problemática", dando um primeiro passo para que o encontro de pessoas desempregadas potencie ideias para futuras atividades conjuntas.
Os participantes da ação "vão fazer um freeze mob, uma modalidade do flash mob, permanecendo estáticos enquanto expressam o que significa para eles o desemprego", explicou Maria Avelino, do conselho consultivo do núcleo distrital de Leiria da Rede Europeia Anti-Pobreza.
"Pareceu-nos que seria uma boa ideia, enquanto forma de expressão que fugisse um pouco ao formato tradicional das manifestações, de uma forma ativista, mas pacífica", frisou Maria Avelino, referindo que o desafio está a ser divulgado na Internet, através das redes sociais, e junto de alunos do ensino superior que estejam a terminar o curso.
Este órgão, promotor da ideia, integra oito pessoas, todas elas desempregadas.