25.1.13

200 mil portugueses saíram do país em 2011 e 2012

in TSF

O Secretário de Estado das comunidades diz à TSF que os números do Instituto Nacional de Estatística estão muito abaixo da realidade. Só para Angola foram 25 mil portugueses em 2012.

Mais de cem mil portugueses emigraram no ano passado. Segundo o governo, se juntarmos 2011 e 2012, as saídas do país rondam as 200 mil pessoas.

A estimativa é avançada à TSF pelo Secretário de Estado das Comunidades que admite que é muito difícil dizer um número exato, concreto. No entanto, é claro que é cada vez maior o número de portugueses a sair para países onde há controlo de fronteiras, fora da União Europeia (UE).

Na semana passada o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que em 2011 saíram de Portugal 44 mil pessoas. O secretário de Estado garante que os números do INE são menos de metade da realidade e acrescenta que estamos perante inquéritos «aquém da realidade» e que não são «minimamente fiáveis».

Quanto a 2012, José Cesário avança com uma nova estimativa: mais de 100 mil saíram de Portugal no ano passado e só não foi mais porque «as oportunidades de emprego no exterior diminuiram».

É impossível, no entanto, dizer exactamente quantos portugueses saíram do país pois muitos trabalham na União Europeia onde as fronteiras nao sao controladas. Contudo, nos países onde existe controlo de entradas os números subiram mais de 20 por cento.

José Cesário revela à TSF que «sabemos que para Angola emigraram em 2012 pelo menos 25 mil portugueses, para a Suiça foram 18 mil e para Moçambique os emigrantes legais foram cerca de 2.500».

O secretário de Estado diz que os números anteriores são objectivos que, «conjuntamente com aqueles que imaginamos que se verificaram para países europeus, Brasil, Canadá ou EUA, atiram a emigração portuguesa em 2012 para valores superiores a 100 mil pessoas».