24.1.13

Quase dois milhões de casais espanhóis não têm emprego

in RR

Sempre a subir, taxa de desemprego em Espanha atingiu os 26,02% em Dezembro. Já o número de trabalhadores portugueses no país vizinho desceu

É o valor mais elevado de sempre. O desemprego em Espanha atinge quase seis milhões de pessoas e são cerca de dois milhões os lares espanhóis com todos os seus membros desempregados.

Em Dezembro, a taxa de desemprego chegou aos 26,02%, revelou esta quinta-feira o Instituto de Estatística espanhol, evidenciando uma subida de 13,1% durante todo o ano.

O ano passado foi o sexto consecutivo em que o total de pessoas sem emprego no país vizinho aumentou. Foram destruídos 850 mil empregos, a maioria dos quais no sector privado.

Além disso, é a primeira vez, desde Março de 2003, que o número de pessoas empregadas se situa abaixo da fasquia dos 17 milhões.


Há menos portugueses a trabalhar em Espanha
O número de trabalhadores portugueses registados em Espanha caiu 12,2% no ano passado, quarto ano consecutivo de descidas, com uma queda de quase 50% face aos números de 2008, antes da crise.

Os números foram hoje divulgados pelo Ministério do Emprego e da Segurança Social espanhol e referem que, no final de Dezembro, estavam registados em Espanha pouco mais de 41 mil trabalhadores portugueses.

A queda no número de trabalhadores portugueses é bastante mais elevada do que a verificada no total dos trabalhadores estrangeiros em Espanha. O número de portugueses que deixou de trabalhar no país vizinho, em 2012, representa 6,13% do total de estrangeiros.