29.1.13

Professores recebem proposta de mobilidade via e-mail

por Margarida Davim, in Sol

A Fenprof diz que o Ministério da Educação e Ciência (MEC) enviou ontem um e-mail aos docentes com horário zero, convidando-os a concorrerem a lugares em instituições dependentes do Instituto de Segurança Social. Mas só lhes deu um dia para responder.

Segundo os sindicalistas, o e-mail recebido ontem pelos docentes sem componente lectiva dava como prazo de resposta as 18 horas de hoje e apresentava como critério de selecção a «ordem de recepção» das respostas.

«Além de estranho, este é um critério absolutamente absurdo para uma candidatura a “destacamento” (figura de mobilidade dos docentes) e não garante qualquer controlo por parte dos eventuais interessados», denuncia a Federação Nacional de Professores, em comunicado enviado às redacções.

A Fenprof sublinha que «estes docentes estão, nas suas escolas, a desenvolver actividade docente extremamente importante para essas escolas» e quer que o MEC o reconheça.

A Federação diz mesmo ter já pedido ao Ministério que elabore uma «lista de todas as actividades que constituem “actividade lectiva”», para que fique definido quais são as tarefas que correspondem ou não à definição de trabalho para um ‘horário zero’. Isto, porque a Fenprof considera que algum do trabalho que está a ser desempenhado por estes professores corresponde, na prática, a uma componente lectiva.