29.1.13

Mais de 400 casas sociais devolvidas à câmara de Lisboa

in TSF

São resultados da avaliação que está a ser feita há quase dois anos: mais de 400 casas dos bairros sociais de Lisboa já foram devolvidas à autarquia e milhares de rendas foram revistas.

Até agora foram avaliadas metade das 23 mil habitações sociais do município de Lisboa.

Nos últimos dois anos, mais de quatrocentas casas foram desocupadas por ordem da câmara municipal, noutros casos os moradores anteciparam-se e devolveram a chave. Em breve, esse número vai atingir as seiscentas casas entregues.

O processo foi desencadeado pela autarquia de Lisboa para verificar quem vive nos bairros sociais da capital e se tem, de facto, direito a lá estar. Desde 2012, foram revistas seis mil rendas.

O balanço é feito à TSF pela vereadora da habitação Helena Roseta que sublinha que agora já se começa a saber quem vive dentro das casas da câmara.

Helena Roseta diz que foram detetados abusos e centenas de habituações foram devolvidas aos munícipio. Apesar de não ser possível contabilizar os abusos detetados, a vereadora conta que muitas casas estavam vazias, enquanto outras eram ocupadas ilegalmente.

Helena Roseta revela ainda que 60 por cento das rendas tiveram de ser atualizadas.

A vereadora da habitação de Lisboa não tem números, mas garante que a maioria das rendas não subiu, pelo contrário, muitas até desceram porque muitos inquilinos perderam rendimentos nos últimos anos.