in Jornal de Notícias
A taxa de poupança das famílias na zona euro aumentou ligeiramente no terceiro trimestre de 2012, situando-se nos 13%, acima dos 12,9% observados nos três meses anteriores, segundo dados divulgados, esta terça-feira, pelo Eurostat.
Apesar da subida, a taxa de poupança das famílias dos países que partilham a moeda única continua nos valores mais baixos desde o início de 2001 (últimos dados disponibilizados pelo Eurostat), tendo apenas sido registadas taxas mais baixas no terceiro trimestre de 2011 e no segundo trimestre de 2012: 12,9% em ambos os trimestres.
Em 2012, no primeiro trimestre do ano, a taxa de poupança das famílias da zona euro situou-se nos 13%, recuando no trimestre seguinte para os 12,9% e voltando ao patamar dos 13% nos três meses seguintes. Os dados do quarto trimestre serão divulgados a 29 de abril.
Já na União Europeia (UE), a taxa de poupança também registou uma ligeira subida, aumentando de 11,1% no segundo trimestre de 2012 para 11,2% no terceiro trimestre, segundo dados das contas trimestrais do gabinete de estatísticas.
A taxa de poupança corresponde à percentagem do rendimento disponível bruto que as famílias reservam para o aforro.
O Eurostat não divulga dados por país.