31.1.13

Luta contra a pobreza vai ser premiada

Texto Juliana Batista, in Fátima Missionária

Este prémio pretende reconhecer novas abordagens para combater a pobreza e a exclusão social aos níveis local, regional e nacional

Associação sem fins lucrativos distingue organizações não governamentais e entidades públicas que tenham adotado novas abordagens para combater a pobreza e exclusão social

A Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN na sua sigla em inglês) lançou a primeira edição do «Prémio EAPN» dirigido a organizações não governamentais (ONG’s) ou entidades públicas. A iniciativa pretende evidenciar a capacidade de aprendizagem e inspiração transnacional na luta contra a pobreza e a exclusão social, aos níveis local, regional e nacional.

Este prémio pretende «dar visibilidade ao impacto positivo da aprendizagem e intercâmbio transnacional e reconhecer» ONG’s e/ou entidades públicas que iniciaram novas abordagens positivas para «combater a pobreza e a exclusão social, promovendo a participação direta das pessoas que vivem em situação de pobreza», explica uma nota da EAPN. A cerimónia de atribuição da primeira edição do «Prémio EAPN» terá lugar em Bruxelas, no dia 14 de março de 2013.

Segundo o mesmo documento, serão reconhecidas três «pares» de ONG’s (as que serviram de fonte de inspiração e as que foram inspiradas nestas). As ONG’s que seguiram novas abordagens ganharão 1.500 euros, e a organização que serviu de inspiração receberá mil euros. Os dois concorrentes seguintes vão receber, cada um, 500 euros assim como as ONG’s que serviram de inspiração.

Todos os trabalhos laureados serão incluídos numa publicação da EAPN, partilhando as boas práticas das suas atividades e destacando o valor da aprendizagem e da inspiração transnacional. Os interessados deverão submeter a sua candidatura até dia 14 de fevereiro.