in o Observador
A pandemia Covid-19 vai desencadear "o vírus das falências, o vírus do desemprego, o vírus da pobreza e é preciso estar preparado para esta situação". O Estado deve "injetar dinheiro" nas empresas.
O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, afirmou esta segunda-feira que a situação “começa a ser dramática” na região autónoma, face à pandemia de Covid-19, sublinhando que “já está instalada” uma emergência económica e social.
“Depois do vírus da Covid, vamos ter o vírus das falências, o vírus do desemprego, o vírus da pobreza e é preciso estar preparado para esta situação”, alertou, em declarações à comunicação social, após uma reunião com o representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, no Funchal.
José Manuel Rodrigues (CDS-PP) sublinhou que a economia do arquipélago está “totalmente dependente do exterior”, em particular ao nível do turismo, que representa 25% do Produto Interno Bruto da região e é um dos maiores empregadores locais.
“Isto está tudo paralisado e tudo estagnado e os estudos demonstram, a nível europeu, que o primeiro corte que os consumidores vão fazer, particularmente na Grã-Bretanha e na Alemanha [principais mercados emissores], será nas viagens”, advertiu.


