Por Notícias de Coimbra
A Igualdade e a Não-Discriminação são princípios basilares para o desenvolvimento sustentável, equitativo e inclusivo de uma sociedade justa, democrática, desenvolvida e respeitadora dos direitos humanos, onde se assegura a participação de todos e de todas.
O Município da Figueira da Foz instituiu o dia 24 de outubro como Dia Municipal para a Igualdade, assumindo o seu firme compromisso no combate aos estereótipos de género e à implementação de uma verdadeira política de igualdade.
Neste âmbito, e à semelhança de anos transatos, o Município, em parceria com as entidades que desenvolvem intervenção na área da Igualdade, estruturou um conjunto de atividades sob o mote nacional “Igualdade é Desenvolvimento”, que serão realizadas entre os dias 17 e 24 de outubro, assinalando-se desta forma a Semana da Igualdade 2020.
Esta iniciativa visa mobilizar os vários agentes locais e consciencializar a população em geral para a igualdade, cidadania e não discriminação, abordando temáticas como a deficiência, as comunidades ciganas, as pessoas em situação de sem-abrigo, a discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais.
As atividades integram a Agenda Nacional da ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, procurando assim dar visibilidade ao trabalho que o Município da Figueira da Foz e os parceiros desenvolvem.
Participam na Semana da Igualdade 2020 um total de 10 entidades (Associação Fernão Mendes Pinto; Associação Letras Nómadas; Associação Ribaltambição; Associação Novo Olhar – CARE Solar da Praia e CLDS 4G + Atlântico; Associação Viver em Alegria; Cáritas Diocesana de Coimbra – Projeto Sem Diferenças E7G; EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza – Núcleo Distrital de Coimbra; Confederação Nacional de Organismos de Deficientes; Rede Interinstitucional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e Município da Figueira da Foz), que assumem o compromisso de, durante a referida semana, desenvolverem atividades, quer de cariz interno, dirigidas aos seus utentes e colaboradores/as, ou de cariz externo, dirigidas à população em geral.
O Município valoriza a proximidade com a população e entende que esta é um veículo potenciador do desenvolvimento de Políticas Públicas Integradoras da Igualdade e Cidadania.
Este trabalho converge para uma FIGUEIRA DA FOZ PARA TOD@S, onde as políticas estratégicas visam facilitar as condições para uma cidadania proativa, igualitária e respeitadora dos Direitos Humanos, evidenciando a mais-valia da participação de todas as pessoas na vida pública do concelho, influenciando e promovendo mudanças sociais e comportamentais com vista à construção de uma Figueira da Foz mais inclusiva e mais igual.