in RR
Instituição adverte que instabilidade no Irão continua a ser uma forte ameaça para o mercado petrolífero e preços podem disparar a qualquer momento se a situação no terreno se complicar.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) acredita que o preço do petróleo vai baixar no próximo ano, assim como o custo dos alimentos.
A instituição adverte, no entanto, que a instabilidade no Irão continua a ser uma forte ameaça para o mercado petrolífero e que os preços podem disparar a qualquer momento se a situação no terreno se complicar.
No relatório avançado esta terça-feira, o FMI mostra-se também mais optimista sobre a evolução da economia. Reviu em ligeira alta o crescimento mundial e aponta agora para uma recessão menos acentuada na Europa. Para Portugal continua a prever uma recessão de 3,3% este ano e um crescimento de 0,3% no próximo.
O FMI alerta ainda os países que enfrentam a crise da dívida como Portugal podem ter de aumentar o apoio público aos bancos e aconselha a Europa a avançar com as “eurobonds”, os títulos de dívida europeus.