3.4.12

Maior atenção aos idosos defende Conselho Europeu

in Fátima Missionária

Defesa dos direitos humanos é a grande preocupação do novo comissário do Conselho de Europa que, além de denunciar injustiças, pretende dialogar com as autoridades dos países membros

“Devemos dedicar maior atenção às crianças e às mulheres, mas também aos idosos e pessoas com deficiência”, defende o novo comissário para os direitos humanos do Conselho de Europa (CE), Nils Muiznieks. “São eles os mais vulneráveis nos períodos de crise económica como a que a Europa está a atravessar, porque os primeiros a serem sacrificados, infelizmente, são os direitos humanos”.

O novo comissário foi leito pela Assembleia parlamentar da CE, em finais de janeiro, e já tomou posse do seu cargo em Estrasburgo. Na sua primeira declaração manifestou o seu empenho em “proteger os emigrantes e refugiados, mas também os direitos dos ciganos e das minorias”, nos 47 países que aderiram ao CE. “O meu mandato será caracterizado não apenas por indicar as anomalias e as injustiças, mas também pelo diálogo contínuo com as autoridades” dos estados aderentes, afirmou.

“Estarei atento à liberdade de informação e à igualdade de género, à privacidade e às oportunidades iguais”. Nils Muiznieks sucede ao sueco Thomas Hammarberg e o seu cargo dura seis anos. Letão, de 48 anos, o novo comissário é professor de Ciências Políticas na Universidade de Riga. No seu país foi ministro para a integração social, presidente da Comissão europeia contra o racismo e a intolerância e ainda diretor do Centro para os Direitos Humanos da Letónia.