3.4.12

Erradicar a fome até 2025

Texto Miguel Marujo, in Fátima Missionária

Compromisso assumido pelos países da América Latina e do Caribe. «Combate à fome não pode ser apenas o compromisso único de um governo»

Países da América Latina e do Caribe reafirmaram o seu compromisso em erradicar a fome, no decorrer de uma conferência das Nações Unidas sobre alimentação e agricultura, que teve lugar em Buenos Aires, Argentina, durante o fim de semana. “Esta iniciativa pertence aos países e deve ser abraçada por todos: governos, parlamentos, sociedade civil e setores privado e académico, porque o combate à fome não pode ser apenas o compromisso único de um governo. Deve ser uma decisão tomada por toda a sociedade”, disse o director geral da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, na 32ª Conferência Regional da FAO para a América Latina e Caribe, que terminou sábado.

Na conferência, os estados renovaram o seu compromisso com a Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome 2025, um esforço que visa garantir que nenhuma criança, homem ou mulher na região terá fome nesse ano. Desde o seu lançamento em 2005, quatro países da região reconhecream o direito à alimentação nas suas constituições, enquanto sete aprovaram leis sobre segurança alimentar ou de soberania alimentar.