Rita Faria, in Negócios on-line
O novo presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, considera que "o crescimento baseado no mercado é uma prioridade para todos os países".
Numa entrevista à BBC, Jim Yong Kim, defendeu que o crescimento é a única forma de criar empregos e tirar as pessoas da pobreza. Kim foi eleito presidente do Banco Mundial esta segunda-feira, tendo sido o candidato preferido pelos Estados Unidos.
Contudo, muitos têm criticado a sua falta de experiência, apontando razões políticas, e não de mérito, para justificar a sua nomeação. O novo presidente do Banco Mundial disse à BBC que, à falta de “know-how” político, a sua carreira como físico o ajudaria no seu novo cargo.
“Sou um físico. Os físicos trabalham com provas, em vez de trabalharem a partir de uma única ideologia, em vez de trabalharem a partir de um único ponto de vista político”, disse Kim à BBC, acrescentando que terá em conta as particularidades culturais e sociais de cada região, para garantir que a missão do Banco Mundial atinge os resultados esperados.
Jim Yong Kim, de 52 anos, ocupará o lugar de Robert Zoellick no dia 1 de Julho para um mandato de cinco anos à frente do Banco Mundial.