in Jornal de Notícias
A população das cidades portuguesas vai aumentar em meio milhão de pessoas até 2025, em prejuízo das zonas rurais, segundo dados divulgados, esta quinta-feira, pela ONU.
Segundo a revisão deste ano das "Perspetivas de Urbanização Mundial", que apontam para um disparar em flecha da população urbana mundial, com África e Ásia a registarem os maiores aumentos, a percentagem de portugueses a viver em cidades vai aumentar menos de um por cento ao ano na próxima década e meia, atingindo 7,101 milhões de pessoas.
No mesmo período, a população rural vai diminuir até 1,59 % ao ano, para 3,374 milhões de pessoas, fazendo com que a percentagem total de população urbana aumente para 67,8%, mais 7,8 pontos percentuais do que em 2010.
Esta é também a tendência na Europa, onde a percentagem de população urbana deverá crescer de 72,7% para 76,1% em 2025, segundo o Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU.
O estudo da ONU indica ainda que, enquanto Lisboa e Porto vão registar um aumento contínuo de população, as cidades com menos de meio milhão de habitantes vão ter cada vez menos peso na distribuição da população urbana.
O líder de crescimento de população urbana nos próximos 15 anos será a Índia, cujas cidades irão albergar mais 500 milhões de pessoas.