1.4.20

Governo deu parecer favorável à renovação do estado de emergência

Tiago Rodrigues, in JN

António Costa esteve no "Programa da Cristina""Vamos apertar mais um bocadinho" na Páscoa, diz António Costa
Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, e António Lacerda Sales, Secretário de Estado da Saúde"Feitos mais de 69 mil testes em março, 40 mil na última semana"

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta quarta-feira que o Governo deu parecer favorável à renovação do estado de emergência, após Conselho de Ministros.

Depois da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, Costa falou aos jornalistas e disse que vai reunir na quinta-feira com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que pode decretar o prolongamento do estado de emergência. As medidas propostas pelo Governo também vão ser discutidas para aprovação no Parlamento, na quinta-feira.

O primeiro-ministro afirmou que "o Governo deu parecer favorável à renovação do período de estado de emergência". "O comportamento dos portugueses tem sido exemplar, é um esforço muito difícil de fazer", acrescentou.

Sobre a reabertura das escolas, Costa lembrou, tal como Marcelo tinha referido na terça-feira, que o Governo vai reunir no dia 7 e que no dia 9 vai apresentar "as decisões sobre o ano letivo".

"Este mês é o mês decisivo para controlarmos a pandemia. A Páscoa vai ter de ser diferente do que é habitual. É uma mensagem que temos de passar aos nosso compatriotas no estrangeiro, a quem pedimos que, desta vez, passem a Páscoa na sua residência atual, sendo certo que, se vierem, terão de ficar confinados nas suas casas", disse o primeiro-ministro.


"A decisão é absolutamente excecional, o que demonstra bem a dimensão da gravidade da situação e o sacrifício que representa para milhares de famílias. Temos de ser muito prudentes na aplicação desses sacrifícios".

O parecer do Governo segue para discussão e aprovação no Parlamento, na quinta-feira, para posterior decisão e decreto do Presidente da República. Mais 15 dias de estado de emergência terão medidas reforçadas.