17.2.22

Câmara de Azambuja associa-se à Rede Europeia Anti-Pobreza

in Correio da Azambuja

No dia 10 de fevereiro, quinta-feira, a vereadora Mara Oliveira, que tem os pelouros da Ação Social e Habitação Social, recebeu, nos Paços do Concelho, os representantes da EAPN – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza). Esta visita resultou do convite lançado pela EAPN para que a autarquia aderisse à campanha nacional de sensibilização sobre o Direito à Habitação.

O encontro, explica a autarquia em nota de imprensa, teve como momento simbólico a entrega de um tijolo impresso, designado “Primeira Pedra”. Este “tijolo” pretende ser uma forma simbólica de lançar a “primeira pedra” para a construção e implementação de respostas mais eficientes no acesso a uma habitação digna.

O mote da campanha promovida pela EAPN é o direito à Habitação, e nesse sentido, pretende-se atrair a atenção do público, e do poder político, de forma a que todas as autarquias do país façam cumprir o direito fundamental à habitação, consagrado na Constituição da República Portuguesa. .

Recorde-se, que, no âmbito da habitação, a Câmara Municipal de Azambuja tem já em marcha a sua Estratégia Local de Habitação, com o objetivo de dar a todos os cidadãos boas condições de habitação. A EAPN é a maior rede europeia de redes nacionais, regionais e locais de ONGs, bem como de Organizações Europeias ativas na luta contra a pobreza. Fundada em 1990, em Bruxelas, a EAPN está atualmente representada em 31 países, nomeadamente em Portugal.