22.2.22

Cáritas de Beja atenuou isolamento dos idosos na pandemia

in Rádio Pax

Durante o período de confinamento provocado pela pandemia da Covid-19, a Cáritas Diocesana de Beja desenvolveu, durante vinte meses, o projeto “HumanaMente @ctivos”.

A iniciativa decorreu, entre maio de 2020 e janeiro deste ano, e pretendeu responder às necessidades das pessoas, que fechadas em casa, se viram privadas de contactos sociais e de poderem usufruir do apoio dado nas instalações da instituição.

Esta intervenção procurou integrar as tecnologias digitais no Serviço de Apoio Domiciliário da Cáritas, aliadas a um serviço de terapia ocupacional que permitisse acompanhar, monitorizar e prevenir o surgimento de demências ou situações de depressão, tal como explica Márcio Guerra, coordenador do projeto.

O responsável afirma que “este projeto marcará uma nova intervenção da Cáritas Diocesana de Beja junto das pessoas idosas que acompanha”.

O projeto atuou na área das Uniões de Freguesias da cidade de Beja e nas freguesias rurais de Cabeça Gorda, Nossa Senhora das Neves e Santa Clara de Louredo.

O projeto foi uma das 69 iniciativas sociais apoiadas pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do programa CUIDA.

Em termos de participantes e impacto alcançado este projeto permitiu acompanhar 55 pessoas idosas em maior situação de isolamento e realizou 1024 visitas ao domicílio.

A par do voluntariado digital, a equipa do projeto desenvolveu um Kit Pedagógico em formato de jogo de tabuleiro, para que a intervenção realizada possa ser praticada em família.