7.8.08

12 milhões de infecções pelo VIH poderão ser evitadas até 2015

in Jornal de Notícias

Cerca de 12 milhões de infecções provocadas pelo vírus da sida poderão ser evitadas até 2015 se houver uma verdadeira política de prevenção que combine vários métodos, assegura um documento da ONU publicado ontem na revista britânica "Lancet".

O director da ONU sida, Peter Piot, e os seus colegas, sublinham que o número de novas infecções pode ser reduzido para dois terços. A prevenção combinada, usando vários e diferentes métodos - preservativos, circuncisão, troca de seringas e alteração dos comportamentos sexuais - tem sido um dos temas fortes em debate na conferência internacional sobre sida que decorre actualmente na capital do México.

"Os governos, as comunidades e os investigadores devem aplicar uma prevenção combinada e a comunidade internacional deve mobilizar-se", insistem os investigadores, adiantando que a cada dia cerca de sete mil pessoas são infectadas pelo vírus da sida.

Os autores dos documentos lamentam que os programas mais importantes, e que seriam os eficazes no domínio da prevenção, não tenham obtido financiamento suficiente, nem tenham visado as populações mais necessitadas.

Por outro lado, os responsáveis da ONU sida apelaram aos investigadores, cem como aos seus patrocinadores, para reforçarem a investigação sobre a prevenção.

Pediram a continuidade do trabalho para tentar encontrar uma vacina e mais investimentos para desenvolver tecnologia preventiva. De acordo com a ONU sida, o custo estimado de uma prevenção acessível a todos ronda os 15 mil milhões de dólares (quase 10 mil milhões de euros) até 2015.