10.8.08

Ciganos: Confrontos na Quinta da Fonte são resultado de "política de habitação social" - Paulo Pedroso

in Lusa

Os recentes confrontos na Quinta da Fonte (Loures) são sobretudo resultado de uma política de habitação social que concentra pessoas com grandes níveis de pobreza e não de um problema de convivência entre etnias, afirma o ex-ministro Paulo Pedroso.

Em meados de Julho, membros das comunidades africana e cigana do bairro da Quinta da Fonte envolveram-se em confrontos armados, levando mesmo algumas famílias a ciganas a abandonar as suas casas.

"Não é um problema de cidadãos de etnia Roma (cigana) e de cidadãos de pele negra, o que está em causa é a concentração de pessoas com grandes níveis de pobreza e com uma vida urbana separada da geral", defendeu Paulo Pedroso, que está actualmente a finalizar um projecto para a promoção da integração da comunidade cigana na Roménia, no âmbito de uma iniciativa do Banco Mundial.

Para o ex-ministro do Trabalho e da Segurança Social, pode-se ainda "juntar mais pólvora à mistura", mas os "ingredientes estão construídos pela política de habitação social, que gera este tipo de bairros".

Os bairros sociais que acolhem comunidades étnicas nasceram na década de 1950 nos Estados Unidos, tendo-se multiplicado, nomeadamente, em França nos anos 1960. São espaços onde "é fácil de construir redes de poder alternativas às do Estado", apontou, em declarações à Lusa.
"Portugal reproduziu durante tempo demais o erro de politica de habitação social desenvolvido no modelo de França dos anos 60. Mas estamos a tempo de perceber que os motins que aconteceram em França nos últimos anos podem acontecer em outro país com este modelo de habitação social", disse.

Para resolver a situação, Paulo Pedroso defendeu que se deve "desdensificar estes bairros", "reduzir" a sua existência e encontrar "soluções de habitação alternativa".