2.8.08

Famílias ciganas queixam-se de fogo posto na Quinta da Fonte

in Jornal Público

Todas as famílias ciganas abandonaram o Bairro da Quinta da Fonte, em Loures, após o incêndio que deflagrou quinta-feira na habitação de uma delas e responsabilizam a comunidade africana pelo fogo, disse à agência à Lusa o porta-voz daquele comunidade. José Fernandes, que fala em nome das 53 famílias ciganas da Quinta da Fonte, disse que "algumas famílias têm tentado, pouco a pouco, regressar às suas casas," mas que, "após o incêndio de quinta-feira, o medo voltou a instalar-se". "Neste momento, já ninguém quer regressar e até mesmo as famílias que aqui tinham ficado estão a ir-se embora, adiantou Fernandes. As famílias saíram da Quinta da Fonte depois dos tiroteios do início de Julho. O mesmo porta-voz garante que a comunidade africana foi a responsável pelo incêndio e que isso terá sido "um sinal de que [os ciganos] não são bem-vindos ali": "Eles não nos querem aqui no Bairro e, mais uma vez, isso ficou provado."

Contactado pela Lusa, o comandante da PSP de Loures, Resende Silva, explicou que "existiu um princípio de incêndio num dos quartos da habitação, poucos instantes depois de a proprietária ter abandonado o edifício". Resende Silva adiantou ainda que as chamas não se propagaram a habitações vizinhas e que, por a origem do incêndio ser desconhecida, o caso acabou por ser entregue à Polícia Judiciária. A Lusa tentou ainda contactar os Bombeiros Voluntários de Sacavém, mas estes recusaram-se a prestar declarações. Lusa

"Já ninguém quer regressar [à Quinta da Fonte]", disse José Fernandes, porta-voz das 53 famílias ciganas daquele bairro.