1.8.08

Geração hip hop contra a pobreza

Manuela Teixeira, in Correio da Manhã

Hip Hop Pobreza Stop! É este o nome do concurso, ontem apresentado no Porto, que abraça esta cultura social e musical e visa descobrir jovens talentos. A iniciativa, apoiada pelo CM, RTP e Antena 3, quer ainda mostrar que o hip hop nada ter a ver com a marginalidade, servindo para denunciar o que se considera estar errado na sociedade, nomeadamente a pobreza. "Se hip hop é vida e move multidões/ Criamos o movimento que muda gerações./ Se o gesto faz a diferença ‘p’ra’ acabar com a pobreza/ Vamos ouvir o silêncio e olhar a minoria/ Dar voz aos que sofrem no dia-a-dia", diz a letra de uma música que apresenta a iniciativa da Fundação Filos. "Tá-se bem", disse o padre Maia, seu presidente, ao explicar por que decidiu promover um concurso em que os jovens podem "verbalizar preocupações sociais e dizer o que pensam do país onde vivem", na forma de uma música rap ou de um painel de graffiti.

Para o padre Maia, persiste uma ideia algo errada sobre a cultura hip hop e ainda há muita gente que a associa a grupos marginais, bairros de lata ou jovens problemáticos. Este concurso visa precisamente mostrar que se trata, acima de tudo, de um movimento com consciência social e que dá voz às denúncias e anseios da juventude.

Na apresentação, Andreia, uma das jovens que trabalham com a Fundação Filos, foi desafiada a improvisar uma composição a partir da palavra ‘derrapagem’,usada num contexto económico. 'É um grande exemplo de exploração das pessoas que gostam de brincar com a Nação', cantou Andreia.

'O hip hop salvou-me a vida', contou Rui Miguel Abreu, da Antena 3, recordando uma entrevista a um ‘rapper’ oriundo de uma zona problemática de Lisboa e que viu alguns amigos seguirem o caminho da marginalidade. José Fragoso, director de Programas da RTP, também presente na apresentação do concurso, abriu as portas do serviço público de televisão à juventude. Isabel Rodrigues, directora de Marketing do CM, salientou que 'os temas sociais são uma bandeira do jornal', que não se pode limitar 'a denunciar mas também fazer alguma coisa para mudar'.

REGULAMENTO

CONCORRENTES
Portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal com mais de 14 anos, em grupo ou individualmente. A inscrição é grátis.

PRAZOS
O dia 31 de Agosto de 2008 é a data-limite para enviar candidaturas em ficheiro informático para o e-mail hiphop@filos.com.pt.

SELECÇÃO
Um júri escolhe as 30 melhores candidaturas a 5 de Setembro.

VOTAÇÃO
Site permite votar nos semifinalistas até 19 de Setembro. Doze vão às finais de rap e graffiti.

FINALISTAS
Os vencedores são escolhidos a 18 de Outubro, num espectáculo no Multiusos de Gondomar.

PRÉMIOS
Além de um prémio simbólico para finalistas e outro, a anunciar, para os vencedores, o espectáculo será gravado em disco.