11.8.08

Projecto do Banco Mundial - Pedroso ajuda ciganos

in Correio da Manhã

Paulo Pedroso, o ex-ministro do Trabalho e da Segurança Social que foi arguido no processo Casa Pia, é um dos nomes por detrás de um projecto para a promoção da integração da comunidade cigana na Roménia, numa iniciativa que partiu do Banco Mundial. O objectivo é dar a conhecer casos de sucesso na comunidade cigana, para combater a imagem negativa que a etnia tem de si própria, por "incorporação da marginalização".

O projecto, que já se iniciou em 2005 e decorre até 2015, é orientado para a área do emprego, mas também integra os sectores da saúde, educação e habitação.

Entre as medidas práticas propostas pelo grupo de trabalho às autoridades romenas está a divulgação de casos de êxito entre os Roma (ciganos), uma vez que qualquer pessoa bem sucedida tende a afastar-se do seu grupo de origem quando este está sujeito a marginalização. "Acima de tudo, é importante não deixar ‘desnatar’ a comunidade cigana e ir buscar as histórias de vida, os sucessos conseguidos como exemplos mobilizadores", explica Paulo Pedroso.

Para o ex-ministro, os recentes confrontos na Quinta da Fonte (Loures) são sobretudo resultado de uma política de habitação social que concentra pessoas com grandes níveis de pobreza e não de um problema de convivência entre etnias.

"O que está em causa é a concentração de pessoas com grandes níveis de pobreza e com umavida urbana separada da geral", refere.