11.5.12

Salários baixam 6% e produtividade estagna em Portugal até 2014

in Jornal de Notícias

As remunerações dos trabalhadores vão cair - só este ano os salários deverão cair 6% - e a produtividade do trabalho vai manter-se idêntica este ano e no próximo em Portugal, segundo as previsões de primavera da Comissão Europeia, hoje divulgadas.

A Comissão prevê que as remunerações 'per capita' reais (isto é, ajustadas para a inflação) dos trabalhadores caiam 6% este ano e 1,9% no próximo. Caso se concretizem estas previsões, serão quatro anos consecutivos de redução das remunerações do trabalho.

Este ano, só na Grécia é que haverá uma redução maior nas remunerações, segundo a Comissão.

Quanto à produtividade do trabalho (o PIB dividido pelo número de trabalhadores empregados), deverá estagnar este ano e no próximo.

A Comissão Europeia espera que o "motor" da atividade económica nos próximos dois anos seja o setor exportador. No entanto, "apesar de melhorias recentes, a perda de competitividade pelo preço no exterior durante a última década ainda não foi invertida".

A recuperação de competitividade das exportações será então obtida graças à redução dos custos de trabalho, e não a um aumento de produtividade.

Nas suas previsões de primavera, a Comissão prevê que a economia portuguesa encolha 3,3% este ano e cresça 0,3% em 2013.