5.2.13

Linha para idosos isolados recebeu cerca de 500 chamadas

in Jornal de Notícias

No primeiro ano de existência, a linha S.Ó.S Lisboa, que a câmara municipal lançou para acompanhamento de idosos isolados, recebeu 493 chamadas, a maioria feita por mulheres com cerca de 80 anos.

Segundo dados da Câmara Municipal de Lisboa, entre 7 de fevereiro de 2012 e segunda-feira, aquela linha recebeu uma média de 1,4 chamadas por dia.

A grande maioria (410) foram provenientes de Lisboa e apenas 83 foram feitas de zonas fora da cidade.

Das 493 chamadas recebidas, 381 necessitaram de atendimento técnico e em oito foram ativados meios de socorro.

Benfica e Olivais foram as freguesias com o maior número de chamadas registadas: 58 e 49 respetivamente. Seguiram-se São Domingos de Benfica (20), Alcântara (16) e Penha de França (15).

No extremo oposto encontram-se as freguesias de Socorro, São Nicolau, São Francisco Xavier, São Cristóvão e São Lourenço, Santos-o-Velho e Madalena, todas com apenas uma chamada.

A linha S.Ó.S Lisboa foi lançada depois de terem sido encontradas 14 pessoas mortas em casa (em casos distintos), em Lisboa, na sua maioria idosas que viviam sozinhas.

De acordo com dados dos Censos 2011, há cerca de 85 mil idosos a viver sozinhos em Lisboa.

A linha pode ser acedida 24 horas por dia, todos os dias do ano, através do número verde 808 204 204.

Do outro lado está uma equipa com elementos da Proteção Civil, Bombeiros Sapadores e Polícia Municipal.

A linha foi criada a pensar nos idosos residentes em Lisboa, mas atende também chamadas feitas fora da cidade, que são depois reencaminhadas para os bombeiros da respetiva localidade.