21.3.13

70% das famílias portuguesas sentem-se financeiramente vulneráveis

in Negócios on-line

Um estudo divulgado, esta quarta-feira, pela Genworth revelou que apenas a Grécia tem um índice de segurança financeira mais baixo do que Portugal.

Portugal atingiu uma classificação de 6 pontos no Índice Genworth de segurança e vulnerabilidade financeira. De acordo com este estudo, 69% das famílias portuguesas, ou seja sete em cada dez, sentem-se financeiramente vulneráveis.

27% das famílias disse estar apreensiva, ou seja, apesar de ainda não terem passado por dificuldades, acreditam que a situação se vai manter ou piorar.

Ou seja, "são 96% das famílias que estão, de alguma forma, pessimistas", explicou Nuno Pestana Rosa, director-geral da Genworth em Portugal, em conferência de imprensa.

Apenas 1% dos inquiridos respondeu sentir-se financeiramente seguro e 3% disse estar optimista, apesar de ter já passado por dificuldades.

Estas percentagens revelam uma "deterioração face às versões anteriores do mesmo estudo", sublinhou Nuno Rosa. “A descida de 11 pontos na pontuação de Portugal desde 2010 constitui, aliás, uma das maiores quedas no ‘ranking’ deste ano, apenas suplantada pela descida vertiginosa de 17 pontos protagonizada por Espanha”, lê-se no comunicado. O país vizinho obteve uma classificação de 17 pontos.

Entre os factores que mais preocupam os portugueses destacam-se o nível de custo de vida (72%) e a segurança do posto de trabalho (36%).

Este inquérito foi realizado a 13 mil famílias, em 20 países, entre Outubro e Dezembro do ano passado. Os países nórdicos ocuparam os lugares cimeiros. A Noruega atingiu 71 pontos, a Suécia 67 pontos e a Dinamarca 52 pontos. A Suécia foi mesmo o único país a melhorar a sua pontuação face a 2010.

Já os países periféricos estão na “cauda” do “ranking”. A Grécia ocupa o último lugar com um ponto, seguida de Portugal com seis pontos e da Itália com 11 pontos.