25.3.13

Misericórdia do Porto lança um dos maiores projectos de hortas sociais da Europa

in Público on-line

Santa Casa investe 250 mil euros na criação de 286 hortas na quinta do Centro Hospitalar Psiquiátrico Conde Ferreira.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto anunciou este domingo o investimento de 250 mil euros num projecto de reabilitação da quinta do Centro Hospitalar Psiquiátrico Conde Ferreira, que prevê a criação de 286 hortas sociais.

O projecto será desenvolvido no âmbito de um protocolo de colaboração estabelecido com a Lipor, entidade responsável pela gestão, pela valorização e pelo tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos pelos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

“Será um dos projectos de maior dimensão europeia em termos da constituição de 286 hortas sociais, cuja função é de reabilitação e terapia para os doentes do centro hospitalar. Ao mesmo tempo, serão abertas à comunidade, fazendo participar as escolas secundárias, para que percebam a vantagem da agricultura, e algumas pessoas que por questões económicas necessitem de ter esse espaço para ter acesso a determinados produtos agrícolas”, disse António Tavares.

Em declarações à Lusa, o provedor da Misericórdia do Porto acrescentou que a Santa Casa tentará “encontrar entidades que estejam disponíveis para entrar em mecenato neste projecto, à semelhança do que foi feito na reabilitação da fachada central do edifício do Centro Hospitalar Conde Ferreira”. “Estamos convictos de que será um projecto que se poderá integrar na cidade e criar condições para que as pessoas tenham uma nova resposta”, disse, salientando que o espaço disponível ronda “os quatro/cinco hectares, numa zona central na freguesia da Paranhos”.

A parceria entre a Misericórdia do Porto e a Lipor está integrada no projecto Horta à Porta – Hortas Biológicas da Região do Grande Porto. Além de promover a criação de hortas urbanas, o projecto visa criar “um espaço ambiental de elevado valor em biodiversidade” e “contribuir para a valorização da área envolvente ao centro hospitalar, bem como o apoio às populações e famílias carenciadas e desfavorecidas”.

A assinatura do protocolo realizou-se na cerimónia comemorativa dos 130 anos do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, propriedade da Misericórdia do Porto.

O projecto Horta à Porta da Lipor surgiu em Julho de 2003 e disponibiliza actualmente 664 talhões, maioritariamente em hortas localizadas em zonas urbanas. São mais de 4,3 hectares cultivados em agricultura de modo biológico e com preocupações ambientais e sociais.